top of page

Projetando 2022 | Pr. Matheus Busto - Organização | 12 Dias Maio #2

Atualizado: 26 de jan. de 2022





Organização Marcos 6:30-44


“E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado. E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam, e vinham, e não tinham tempo para comer. E foram sós num barco para um lugar deserto. E a multidão viu-os partir, e muitos os conheceram, e correram para lá, a pé, de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles, e aproximavam-se deles. E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas. E, como o dia fosse já muito adiantado, os seus discípulos se aproximaram dele e lhe disseram: O lugar é deserto, e o dia está já muito adiantado; despede-os, para que vão aos campos e aldeias circunvizinhas e comprem pão para si, porque não têm o que comer. Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer? E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes. E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em grupos, sobre a erva verde. E assentaram-se repartidos de cem em cem e de cinquenta em cinquenta. E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, e abençoou, e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. E todos comeram e ficaram fartos, e levantaram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. E os que comeram os pães eram quase cinco mil homens.”

1- Organização nos sentimentos Marcos 6:31 “E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam, e vinham, e não tinham tempo para comer.” 2- Daí vos de comer Marcos 6:37 “Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer?” O Senhor ativa uma palavra, a palavra põe ordem, a palavra é comando, organização sem direção não funciona. Deixa o Senhor por ordem em sua vida. Colocar em ordem os seus sentimentos. 2022 será o ano que todas as coisas irão cooperar para o teu bem. Já foi liberada a palavra. Nós apresentamos a necessidade ao Senhor, e Ele nos devolve em responsabilidade. Ele está vendo a nossa habilidade para responder.

Iremos falar de estratégias físicas, mas não podemos esquecer que a nossa vida funciona debaixo de princípios espirituais. Já tomamos remédio para dor de cabeça que não passou, mas depois de uma oração passou, por ser espiritual. Nem tudo é físico e nem tudo é espiritual, mas por estarmos em um mundo físico, muitas vezes acabamos abandonando as soluções espirituais, deixando de lado as armas e não conseguindo enxergar mais de forma espiritual.

O cenário era um só, e muitas vezes as soluções que nós pensamos ser a mais correta e lógica (devido ao cenário, realidade), não vai ser a direção que Jesus irá nos dar. Os discípulos já tinham um diagnóstico, despedir o povo, mas Jesus deu um comando. Deus não precisa mudar tudo para provar o seu poder, ele é o Deus do dia a dia. Era tarde, mas Ele não mudou o tempo, era deserto, mas não fez florescer, o momento era aquele, por isso precisamos aprender a ouvir os comandos em nossos momentos e situações. Se você quer andar em coisas Grandes, precisa aprender a respeitar processos pequenos.

Cuidar dos sentimentos, proteger o coração e organizar as emoções. 2022 será um ano de proteção do Senhor sobre o seu povo e não podemos deixar que pequenos problemas comprometam grandes projetos. Gente cansada faz isso, generaliza, perde a paciência, perde a ótica correta. Sobre o cansado, deve descansar e não tomar nenhuma decisão de iniciar nada nem de desistir de nada. Não bata na Rocha, fale com a Rocha. Não perca tua benção, não duvide, fale com a Rocha. 3) Gestão da realidade Marcos 6:38-40 “E ele disse-lhes: quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: cinco pães e dois peixes. E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em grupos, sobre a erva verde. E assentaram-se repartidos de cem em cem e de cinquenta em cinquenta.”

a) Lição financeira, o Senhor sempre irá trabalhar com aquilo que eu tenho hoje. b) Grupos de 50/50 100/100, a estratégia da quantidade e distribuição veio dos discípulos porque eles estavam engajados. c) Senso de Pertencimento, estou envolvido, Jesus envolve eles na causa. Se você mora em uma casa, mas se sente um visitante, você nunca vai se envolver com ela. Mesma coisa sobre a nossa família. Se eu me sentir parte, eu me envolvo nas necessidades da casa e da família. Se Jesus tivesse feito o milagre sozinho, os discípulos não teriam crescimento, por isso eles participaram do milagre total, para terem o crescimento total e não somente inicial. 1 Coríntios 6:20 “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”


2 Pedro 1:4 “pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo,” Somos participantes da natureza de Deus, ou seja, parte daquilo que você pensou que Deus é, está em você. Se pensou que Deus é amor, você precisa amar, ser bom, ser santo, não é a totalidade da natureza, mas uma parte, participante. João 15 - Ele é a videira verdadeira e estamos enxertados nele como ramos. Sem Ele, nada podemos fazer. É necessário se envolver, pertencimento a obra de Deus. d) Delegar: cada um faz o que foi chamado para fazer. Não faça tudo, não queria ser tudo, não assuma papéis que não competem a você. Não “delargar”, mas confiar. Não adianta querer fazer tudo, Jesus deu graças a devolveu os pães e peixes aos discípulos. Ter cuidado com o perfeccionismo porque podemos falhar em algum momento, estamos sujeitos a falhas por situações diferentes. Tirar um pouco o peso, não ser


relaxado mas levar a vida mais leve, existem coisas que não valem a pena, são pequenas.


A gestão de como seria a divisão dos grupos, a gestão da distribuição, se seriam uma bandeja de pão, outra de peixe ou misto, não cabia à Jesus. Era responsabilidade dos discípulos se organizarem. Precisamos ter tempo de qualidade com os nossos. O que mais falta hoje é tempo de qualidade entre a família. Eu não sou dono do tempo, mas do tempo que eu tenho, eu vou me organizar. Sua família é um time, não importa quem vai fazer o gol, importa que cada um faça sua parte.


e) Entrosamento em família. A cada ano que passa nós não temos mais a mesma idade, não pensamos mais igual, não agimos mais da mesma maneira. Precisamos nos atualizar periodicamente com os nossos, para o entrosamento voltar a ocorrer. Não dá para o pai pensar que o filho sempre vai ser da mesma forma, ou o contrário. Precisamos nos adaptar a nova realidade. Experiência de mudança de fase. 4) Generosidade Marcos 6:42-43 “E todos comeram e ficaram fartos, e levantaram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe.” - Dar o que eu tenho porque nada me pertence. É um princípio espiritual. - O que você entregar para Deus Ele multiplica. - O generoso sabe da donde veio e para aonde vai. - Generosidade vem da palavra Gene, que significa formação. Resultado de uma atitude espiritual: Marcos 11:24 “Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis.”


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page