Projetando 2022 | Pr. Matheus Busto - Dedicação | 12 Dias Dezembro #2

Atualizado: 26 de jan.




Somos espirituais, precisamos crer de forma espiritual e em maturidade.


As palavras proféticas liberadas estão debaixo da realização do Senhor.

Nossas decisões precisam ser tomadas em cima da nossa vida espiritual e não material. Ser crente é ser guiado pelo Espírito e não pelas propostas e benefícios mascarados.

Precisamos nos Dedicar a agir e reagir dentro de um contexto espiritual.


Dedicação – Josué 1:6-9 /

Josué 3:1-7

“Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e partiram de Sitim, e vieram até ao Jordão, ele



e todos os filhos de Israel, e pousaram ali antes que passassem. E sucedeu, ao fim de três dias, que os príncipes passaram pelo meio do arraial e ordenaram ao povo, dizendo: quando virdes a arca do concerto do Senhor, vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, parti vós também do vosso lugar e segui-a. Haja, contudo, distância entre vós e ela, como da medida de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para saberdes o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes. Disse Josué também ao povo: santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós. E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: levantai a arca do concerto e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca do concerto e foram andando adiante do povo. E o Senhor disse a Josué: este dia começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para saberem que assim como fui com Moisés assim serei contigo.”



Jordão: lugar profético. Passamos o Jordão pelas águas, água é profética, pois representa a palavra, restauração e cura. Passar o Jordão seria um marco ao povo de Israel, Jesus passou pelas águas do Jordão e os céus se abriram.


Sempre vai haver um Jordão para atravessarmos.



Existem pessoas que ouvem e veem o que Deus está fazendo, mas não participam porque não atravessam o Jordão.

Deus é um Deus de Aliança, movendo Josué a levar o povo a atravessar o Jordão, trazendo uma nova aliança. Deus sempre usa alguém em tempo de crise para transformar a maldição em benção.



1) Começar quanto antes — preparo

Josué 3:1

“Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e partiram de Sitim, e vieram até ao Jordão, ele e todos os filhos de Israel, e pousaram ali antes que passassem.”



O melhor tempo é o que se chama hoje, Josué entendeu de Deus a hora certa.

Deus conhece o meu 2022, mas eu não conheço. Preciso ser prudente e começar quanto antes a enfrentar o meu propósito.

Não ser explosivo mas ser processual no meu objetivo. Mudanças radicais geralmente são curtas, não duram. Não faça o seu trampolim, seja fiel no pouco e Deus te colocará sobre o muito. Ler a Bíblia inteira, por exemplo, precisa ser processual, pois é o quanto você pratica dela.

Só vou conseguir viver propósitos se eu viver princípios.



2) Faça com todo empenho.

As convicções de Deus nos motivam.

Josué 3:3-4

“e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca do concerto do Senhor, vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, parti vós também do vosso lugar e segui-a. Haja, contudo, distância entre vós e ela, como da medida de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para saberdes o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.”


Ficar no ponto certo para enxergarmos o caminho e a direção.

Entender o nosso propósito demanda coragem e esforço.

Saber o que devemos fazer pode ser um caminho nunca visto antes, mas é direcionado por Deus. Você pode não saber o que fazer, mas o Senhor sabe e te revela quando damos os passos para isso (oração, busca e entrega). Você pode ter passado tanta dificuldade que perdeu a identidade, quem é em Deus e, porque existe.



Lucas 3:21-22

“E aconteceu que, como todo o povo se batizava, batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado; em ti me tenho comprazido.”



Quando seguimos a direção, o Senhor nos revela quem somos.

3) Dentro do tempo de Deus.

Vs 5 – “Amanhã”

Josué 3:5

“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.”

Dedicação fora do tempo é esforço perdido.


Amanhã é fora de tempo, mas eu posso me preparar hoje. Agora, se preparar para algo que não é propósito de Deus é perda de tempo; o que é de Deus prospera, o que não é de Deus te afasta dEle.

Quem é bom de dar desculpa é ruim em arrependimento. Quem tem a prática do arrependimento não dá desculpa nem acusa.

Elias deitou debaixo do zimbro, uma árvore que não da sombra, seca no deserto, folhas finas a maioria poucas.

É importante tirar o orgulho e aparecer diante de Deus para se arrepender.

4) Novas experiências.



Josué 3:5-7

“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós. E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do concerto e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca do concerto e foram andando adiante do povo. E o Senhor disse a Josué: Este dia começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que assim como fui com Moisés assim serei contigo.”



- Maravilhas

- Constância, o povo foi andando, mantendo o seu ritmo mas agora no caminho certo, guiado pelo homem de Deus e pela arca da Aliança.



- Não podemos ficar correndo desesperados para resolver os problemas, o povo não correu e sim andou.

- A vida espiritual não é correria, é constância, resiliência, permanência.

- Libertação em sua maioria é processual, vai diminuindo e assim é mais resistente e sólida.



2022 um ano de realização, 2022 ano de fortalecimento. 2022 ano de milagres, no ambiente de crises, Deus vai fazer muitos milagres.



Salmos 139:13-14

“Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.”

3 visualizações0 comentário